Artigos

Artigos

Orientações de estudo

18/09/2019
Orientações de estudo
VALE A PENA LER TODA A MATÉRIA!
Por: Prof. Victor Lopes
Por que estudar Inglês?
   Não há dúvidas da importância da língua inglesa no mundo. Hoje, o inglês não é considerado apenas uma língua estrangeira, mas um veículo de comunicação universal.
   O inglês é usado na computação, viagens internacionais, negócios, na ciência, na medicina, esportes, TV, filmes, política, música, dentre outras demais áreas.
   Portanto, compreender a língua inglesa significa valorizar a comunicação e “abrir um leque” de opções para aumentar nossos conhecimentos. Então, se você quer ser um cidadão (ã) do mundo, aprenda inglês já que esta é uma língua global.

Como estudar Inglês?
1) Procure criar uma rotina de estudo. Estudar um outro idioma requer tempo. Se você estuda regularmente em um curso de inglês ou mesmo no colégio, precisa organizar seu tempo porque outro idioma é outra estrutura diferente com vocabulário também diferente. Não precisa ser uma quantidade de horas exorbidante até porque nossa mente termina se cansando. O ideal é que se organize de dez minutos a uma hora de estudo (a depender de qual seja sua frequência de aulas e de como você estuda inglês. Se é através de curso, através de colégio ou mesmo sozinho(a)). Nossa mente termina assimilando novas palavras e estruturas não pela duração que somos expostos a elas mas pela quantidade de vezes que estamos sendo expostos. Se você estuda em um curso de inglês, o ideal é que a cada dia pelo menos 10 minutos sejam reservados para folhear o livro e um tempo a mais para realizar pesquisas e atividades relacionadas com os assuntos abordados em sala. Se estamos expostos a novas palavras várias vezes, nossa mente termina assimilando mais rápido. Daí a importãncia de ter uma regularidade nos estudos. Até mesmo um professor se ficar muito tempo sem praticar termina esquecendo porque isso é completamente normal. Uma mente sem ser exercitada, termina enfraquecendo o conhecimento. Algo importante que você deve ter sempre em mente e que normalmente o estudante de língua inglesa esquece: você está vivenciando um novo idioma. Se está em sala de aula, somente os dias de aula são pouquíssimos. Você precisa criar esta rotina de estudo. Imagine que quando estamos na alfabetização aprendendo a ler, já sabemos falar digamos que fluentemente. Pedimos a professora para ir ao banheiro, para beber água, etc. Estamos na escola apenas para aprender a ler e a desenvolver mais ainda um conhecimento que já tiver um pontapé inicial dado. Mas quando estamos estudando inglês, é como se fosse "pior" do que uma alfabetização.  A sala de aula é um tempo muito curto para você vivenciar e trocar novas experiências. Muitas vezes o aluno entra no curso de inglês ou mesmo estuda sozinho e deseja delimitar um tempo para que já esteja falando fluentemente. Ora, este tempo depende exclusivamente do aluno. Nenhum curso de inglês fará milagres se este não buscar estudar fora da sala de aula.
  Portanto, lembre-se, o primeiro passo é elaborar um plano de estudo para você. Qual frequência? Quantos minutos de estudo? Por onde começarei este estudo? Como desenvolverei este estudo? Como será esta rotina de estudo? A partir das respostas dessas perguntas o seu plano de estudo já está montado.
 
2) Não esqueça do seu “amigo” dicionário, seu livro e uma gramática para lhe auxiliar nos estudos. É imprescindível o uso de um dicionário para estudar inglês. Na nossa seção "Sugestão de estudos" você encontra algumas sugestões. Hoje em dia, a internet nos possibilita inúmeros recursos para o estudo. Portanto, se ainda não tem condições de comprar um dicionário para ter mais comodidade, veja a nossa seção Dicionários e confira alguns que está disponíveis virtualmente.
 
3) Seja curioso(a), busque novas informações SEMPRE.
 
4) Tenha um caderno ou bloco de anotações para fazer registros que você considere importantes e revise-os com frequência. Insira esta rotina no seu roteir de estudo.
 
5) Mantenha seu caderno de inglês sempre organizado. Ele é seu maior amigo. Letra legível é muito importante para a compreensão dos seus conteúdos. E busque sempre anotar as observações dadas pelo seu professor, se você faz algum curso. Nossa memória sempre falha. É bom confiar no papel.
 
6) Leia sempre suas atividades do livro, caderno e impressos (se os fizer) com bastante atenção. Caso não compreenda algum enunciado, utilize o dicionário para auxiliá-lo(a) na resolução de suas tarefas.

7) Se está em sala de aula, busque não esquecer seu material didático para não prejudicar o andamento dos seus estudos.
 
8) Procure utilizar sites de jogos, ouvir músicas e realizar atividades gramaticais para exercitar o conteúdo que foi abordado em sala.
 
9) Pratique o vocabulário trabalhado elaborando pequenos parágrafos ou mesmo textos maiores. Assim você fixará os conteúdos.
 
10) Se estuda em algum curso, permaneça sempre atento(a) para melhor acompanhar as aulas e não se desconecte pensando em outras atividades.
 
11) Não deixe de cumprir suas atividades diárias. Não acumule conteúdos.

12) Um dado importante: como já foi dito, estudar um outro idioma não é fácil. Porém, com os recursos que a internet nos oferece, está cada vez mais acessível este idioma. Cada aluno tem uma dificuldade particular em uma determinada habilidade do idioma. O importante é não deixar ser levado(a) pelas dificuldades porque no estágio inicial elas serão muitas. Busque motivar-se sempre e busque contato com pessoas que também estudam para poder trocar informações e motivação. Se você nunca gostou do idioma e tem necessidade por questões profissionais, tente amenizar esta situação. Quando temos prazer em realizar algo, o sucesso chega mais rápido. Então, tente relaxar e deixe as coisas fluírem. 

13) Por último, controle sua ansiedade. O aluno no estágio inicial da língua inglesa tem uma cobrança muito grande consigo mesmo. Portanto, não faça cobranças demasiadas e use o seu roteiro de estudo mas respeite o seu tempo de aprendizagem.
 
No estudo gramatical
1) Leia o texto atentamente e observe a função das palavras que lhe direcionam à(s) ideia(s) principal (ais) do texto;
2) Faça esquemas e resumos, assim fica mais fácil estudar, pois você visualizará todo o conteúdo.
3) Utilize outros recursos para seu estudo como gramáticas e sites para compreender as estruturas gramaticais da língua.
4) Crie uma lista de verbos, identifique os tempos verbais estudados e traduza-os.
5) Faça e corrija todos os exercícios, a fim de compreender e fixar todos os assuntos estudados.
 
NÃO ESQUEÇA! Estudar outro idioma demanda tempo e pode não parecer fácil. Mas com empenho e dedicação, todos nós somos capazes de alcançar nossos objetivos.
 
 
Notícias Relacionadas

0 Comentários

Não há nenhum comentário postado

Postar comentário

 Nome *
 E-mail * (Seu e-mail não será divulgado)

Máximo 500 caracteres



Validação Anti-Spam: Quanto é 2 mais 3? *
 * Campos com preenchimento obrigatório