Artigos

Artigos

Elaborando um currículo.

18/01/2021
Elaborando um currículo.
 ‘Resume’ é do inglês americano, enquanto que ‘CV’ é do inglês britânico. Ambos referem-se a currículo e, ao adaptá-lo para a língua inglesa, tanto o  ‘CV’ ou ‘Resume’ necessitam de cuidados importantes para você não cometer gafes e ser eliminado já na sua apresentação. Veja as dicas a seguir de como preparar um currículo em inglês:
 
1) Nada de tradutores online. Os tradutores costumam traduzir as palavras ao pé da letra e, muitas vezes, o uso deste serviço deixa a tradução completamente sem nexo porque em uma língua estrangeira existem expressões idiomáticas e termos específicos que não devem ser traduzidos ao pé da letra. Caso você não esteja com um nível bom do idioma para tal função, o interessante é solicitar a ajuda de algum amigo ou profissional que entenda do assunto.

2) Organize seu currículo em blocos. Geralmente a ordem é: dados pessoais; objetivo; um resumo das qualificações; experiência profissional; formação acadêmica e idiomas; cursos extracurriculares.

3) Use linguagem formal e coorporativa evitando gírias ou termos muito populares para que você não seja mal visto em relação à linguagem usada.

4) Cuidado com o uso de pronomes pessoais. Utilize apenas os verbos no passado (sem começar pelos pronomes) para relatar suas experiências profissionais.

5)  Atente-se para o uso das siglas. Geralmente elas mudam no inglês. Por exemplo:  
- ONU = UN (United Nations
- ONG = NGO (Non-Governmental Organization
- RH = HR (Human Resources)
- SAC = Call Center
Existem algumas abreviações que são comumente usadas:
- Phd – Doutorado
- Msc – Mestrado
- B.A. – Graduado (bacharel) ou B.S.

6) Evite frases prontas. Seja preciso e objetivo nas informações. Além de você deixar de ser prolixo, terá menos chances de cometer possíveis erros. Lembre-se que a língua inglesa busca objetividade.

7) Evite qualificações subjetivas: dizer que é dinâmico, proativo, flexível, bom relacionamento interpessoal, etc.

8) Use verbos de ações. Verbos de ação mostram ações específicas (e.g.: solved, managed, initiated, accomplished) pois, demonstram que você é uma pessoa motivada, enérgica e dinâmica - o tipo de pessoa que alguém contrataria!

9) Corte informações desnecessárias: onde estudou no ensino médio (se já está na faculdade ou já é graduado, etc.). Evite também repetições. Se já mencionou tal informação anteriormente, não a repita para não tornar o currículo cansativo.

10) Atente-se para a grafia e a pontuação. Qualquer erro ainda que seja mínimo, pode transparecer que você é uma pessoa desleixada, desatenta.


EXPRESSÕES EM INGLÊS
 
Personal Details – Essa é a primeira parte de seu currículo, onde você colocará suas principais informações pessoais.
 
Qualifications / Education ou Educational Background – aqui deverá constar sua formação acadêmica, os cursos que fez e que agregue valor a vaga que irá concorrer.
 
Professional Experience ou Positions Held – Coloque suas experiências profissionais. Empresas que trabalhou, atividades realizadas e resultados obtidos.

Key Skills ou Language Skills –  Retrate suas  habilidades linguísticas, quais idiomas você tem o domínio. É importante ter um certificado de proficiência para comprovar sua habilidade.
 
Volunteer Work – Trabalho voluntário, muito importante que coloque eu seu CV se faz ou já fez.
 
Major accomplishments – Grandes realizações que tenha conquistado em empregos anteriores.
 
 
No site: http://www.freeresumesamples.org/ você encontra alguns modelos prontos de currículo.
 
Notícias Relacionadas

0 Comentários

Não há nenhum comentário postado

Postar comentário

 Nome *
 E-mail * (Seu e-mail não será divulgado)

Máximo 500 caracteres



Validação Anti-Spam: Quanto é 2 mais 1? *
 * Campos com preenchimento obrigatório