Artigos

Artigos

Significado das bandas

20/04/2021
Significado das bandas
O estudante de língua inglesa tem o hábito de traduzir todas as palavras ao “pé da letra”. Nomes de bandas são alguns dos problemas causados por essa insistência. Vale lembrar que títulos de bandas estão relacionados com sua história, situações particulares com alguns membros. Daí a decisão de tal escolha. Alguns deles, inclusive, fogem totalmente do que imaginamos ser. Confira abaixo 21 bandas selecionadas por nós.

ABBA – O grupo musical pop teve início da década de 70 e durou apenas 10 anos.  Foi o grupo musical sueco de maior sucesso mundial, dominando as principais paradas ao redor do globo entre a metade da década de 1970 e o início dos anos 1980. O nome "ABBA" é um acrônimo formado pelas primeiras letras de cada membro (Agnetha, Björn, Benny, Anni-Frid).

Aerosmith - O Aerosmith é o rock em pura essência, criando e renovando seu próprio estilo e influenciando filmes, novas bandas, estética e tendência do rock'n'roll.  Muitos acreditam que o nome da banda veio do livro "Arrowsmith", de Sinclair Lewis. Porém, acredite, não há nenhuma teoria para o significado da banda. O baterista Joey Kramer pensou no nome quando ainda estava no colegial. Segundo o pessoal da banda, "Aerosmith" não significa nada em particular, apenas "soa legal".

AC/DC - O significado de AC/DC é “Alternating Current/Direct Current” (ou, traduzindo para o português, Corrente Alternada/Corrente Contínua). Tal nome teria sido achado na placa existente atrás de uma máquina de costura (que deveria ser provida de um motor universal) de Margaret Young, irmã de Angus e Malcolm. Os membros do AC/DC dizem que não sabiam da conotação bissexual que o termo carrega, já que ele significa um aparelho elétrico que pode ser ligado em duas formas diferentes de corrente. A banda é normalmente classificada como hard rock ou blues-rock e considerada uma das pioneiras do heavy metal.
Beatles - O nome foi sugerido por Stuart Sutcliffe, primeiro baixista da banda. Stuart era admirador da banda Crickets (grilos) de Buddy Holly e sugeriu o nome The Silver Beetles (besouros prateados), depois abreviado para apenas Beetles. Lennon sugeriu que usassem Beatles ao invés de Beetles que gostou do trocadilho com beat (ritmo, batida).

Black Sabbath - Black Sabbath é uma banda de heavy metal formada em Birmingham, Reino Unido.Sabbath. Sabbath - é um ritual dedicado a Satanás, o Diabo.  O “Black Sabbath” é uma reunião de bruxos e bruxas no sábado à meia-noite, presidida por Satanás, e é celebrado no final da semana da páscoa. Black Sabbath é um ritual de "Magia Negra", que era executado por adoradores de Satanás, ou Lucifer.

(The) Carpenters - É o sobrenome dos irmãos Richard Carpenter e Karen Carpenter. The Carpenters foi uma dupla musical da década de 1970, composta pelos irmãos Karen e Richard Carpenter. Com seu estilo melódico, eles levaram à parada de sucessos muitas canções no Top 40 da música americana, tornando-se representantes do soft rock e se incluindo entre os artistas mais representativos da década.

COLDPLAY - "Jogo frio". O nome da banda é inspirado numa coletânea de poemas de Philip Horke. Coldplay é uma banda de rock inglesa, formada em 1998.

Deep Purple - O nome Deep Purple foi sugerido por Ritchie Blackmore, retirado de uma música que sua avó gostava. A avó do Ritchie Blackmore gostava da música "Deep Purple" de Bing Crosby. O Deep Purple é uma das maiores e mais influentes bandas de rock de todos os tempos.

Foo Fighters - é uma banda de rock alternativo dos Estados Unidos formada pelos ex-Nirvana Dave Grohl e Pat Smear em 1995. O nome da banda é uma referência ao termo "foo fighter", usado por aviadores na Segunda Guerra Mundial para descrever fenômenos aéreos misteriosos, considerados OVNIs. ‘Foo' é uma gíria para a palavra francesa 'feu', que quer dizer fogo.

Guns N' Roses  - (às vezes abreviado como G N' R ou GnR) é uma banda de hard rock formada em Los Angeles, Califórnia (EUA), em 1985. Axl e Izzy participavam de uma banda chamada de "Hollywood Rose". Tempos depois, Axl e Izzy se juntaram aos membros de uma banda chamada "L.A. Guns". Então, essa nova banda, formada por Axl, Izzy, Tracii, Ole e Robbie, foi denominada Guns N' Roses.

Iron Maiden - O nome, um instrumento de tortura medieval, foi tirado do filme "The Man In The Iron Mask".

KISS - é uma banda de hard rock dos Estados Unidos, formada em Nova Iorque em 1973 por Paul Stanley e Gene Simmons que ficou conhecida mundialmente por suas maquiagens, e por seus concertos que incluem guitarras esfumaçantes, cuspir fogo e sangue, pirotecnias e outros efeitos. Diferentemente do que muitos pensam, a banda KISS não significa beijo mas uma sigla. Há duas teorias para o nome desta. KISS = “Knights In Service Satan" "Cavaleiros a Serviço do Satã” ou o acrônimo de“Keep It Simple, Stupid!” (mantenha isso simples, estúpido!), um princípio que defende a simplicidade de um projeto evitando complexidade e complicações.

Limp Bizkit - Há duas teorias não confirmadas, cada uma com um significado da palavra limp. O nome Limp Bizkit surgiu durante uma conversa entre o vocalista Fred Durst e um amigo que diz que seu cérebro parece um "limp biscuit" (uma bolacha amolecida). Ele gostou da ideia e adotou o nome. Mas a palavra também significa "manco", como um cachorro de Durst que se chamava Biscuit – a outra possível inspiração.

Linkin Park - A banda se chamava "Hybrid Theory" e teve de mudar o nome para "Linkin Park" por questões legais, já que existia uma outra banda com esse nome. A decisão por esse nome foi porque o Chester Bennington, vocalista da banda, costumava dirigir pelo Lincoln Park em Santa Mônica. O nome foi aprovado, porém, Lincoln Park é um local público, e seria complicado registrar um site da banda com esse nome. A solução foi fazer alterar propositalmente o nome Lincoln Park para Linkin Park. De certa forma, o nome ganhou uma boa sonoridade.

Nirvana -  Nirvana é uma palavra do contexto do Budismo, que significa o estado de libertação atingido pelo ser humano ao percorrer sua busca espiritual. Nirvana é o nome de uma banda de rock criada em Aberdeen (estado de Washington), Estados Unidos, tendo como principal vocalista e guitarrista o lendário Kurt Cobain. Foi uma banda de bastante sucesso nas décadas 80 e 90 do século XX.

The Offspring - The Offspring é uma banda de punk rock formada em 1984 na Califórnia. Tiraram o nome do filme B "The Offspring - They Were Born To Kill" (Os Decendentes - Eles Nasceram Para Matar).
 
Pink Floyd - O nome Pink Floyd é a junção dos nomes de dois antigos músicos de Blues, Pink Anderson e Floyd Council (Dipper Boy), que influenciaram Syd Barret. Syd nomeou a banda com o nome de um dos discos da dupla, The Pink Floyd Sound, mais tarde abreviado para Pink Floyd.

Queen - Segundo Freddie Mercury: “Eu sempre tive a idéia fixa de chamar a banda de Queen. Este era um nome muito forte, muito universal e imediato, tinha uma visão de potência e estava aberta a vários tipos de interpretação. Eu estava ciente da possível conotação gay ao nome, mas essa era apenas uma das várias ‘caras’ para o nome.”

Slipknot - significa nó corrediço, ou melhor, um nó que pode se mover para cima e para baixo com facilidade. A banda surgiu em 1995 no estado de Iowa nos Estados Unidos.

System Of A Down - O nome vem de um poema do guitarrista, Daron, chamado Victims Of A Down. System foi escolhida por ser uma palavra mais forte.

U2 - Modelo de avião usado para espionagem desenvolvidos pelo governo americano. Bono declarou certa vez que o nome vem da ideia de interatividade com o público, "You Too", Você Também.
 
 
Notícias Relacionadas

1 Comentário

Rodrigo  em 10 de Julho de 2015 às 10:49

Muito interessante! Não conhecia o significado de várias delas. E algumas eu realmente fazia a tradução ao pé da letra. rs. Valeu!


Postar comentário

 Nome *
 E-mail * (Seu e-mail não será divulgado)

Máximo 500 caracteres



Validação Anti-Spam: Quanto é 1 mais 3? *
 * Campos com preenchimento obrigatório